Fase estruturante para a entrada no 1.º ciclo: promovemos curiosidade, pensamento crítico, criatividade e cooperação, desenvolvendo competências cognitivas, sociais e emocionais.
Sala 3–4 anos
Objetivo: consolidar rotinas e aprendizagens básicas.
Linguagem (contar histórias, rimas); noções de cores, formas, tamanhos e quantidades; motricidade global (percursos, danças, jogos); assembleias de grupo e regras simples de cooperação.
Sala 4–5/6 anos
Objetivo: preparar para o 1.º ciclo.
Pré-literacia (letras, sons, escrita do nome); pré-matemática (contagem, sequência, agrupamentos); projetos de ambiente/ciência/cultura; expressão artística; autonomia, responsabilidade e gestão de conflitos.
Articulação Creche ↔ Pré-Escolar
Objetivo: continuidade educativa.
Transição acompanhada entre salas; partilha de informação pedagógica; rotinas e expectativas coerentes; envolvimento das famílias; projetos comuns que reforçam identidade e pertença.