valências

creche e pré-escolar com articulação pedagógica

Organização pedagógica

Contamos com 5 salas3 de creche e 2 de pré-escolar — com equipas estáveis e objetivos articulados, garantindo continuidade no percurso das crianças.

Creche (0 – 3 anos)

Primeiro contacto da criança com a instituição: ambiente seguro, afetuoso e estimulante, respeitando ritmos individuais, promovendo vinculação e rotinas consistentes.

Berçário (4–12 meses)

Objetivo: segurança afetiva e estímulo sensorial.

Rotinas de alimentação e sono personalizadas; estímulos visuais, auditivos e táteis; desenvolvimento motor (controlo da cabeça, rolar, sentar, gatinhar); comunicação diária com as famílias.

Sala 12–24 meses

Objetivo: autonomia inicial e linguagem.

Marcha e equilíbrio; primeiras palavras, canções e histórias; expressão plástica (rasgar, colar, pintura com as mãos); partilha e rotinas simples de higiene.

Sala 24–36 meses

Objetivo: reforçar autonomia e preparar transição.

Vocabulário e frases simples; dramatizações; coordenação fina (puzzles, encaixes, desenho); autonomia nas refeições e higiene (controlo do esfíncter); regras básicas de convivência.

Pré-Escolar (3 – 6 anos)

Fase estruturante para a entrada no 1.º ciclo: promovemos curiosidade, pensamento crítico, criatividade e cooperação, desenvolvendo competências cognitivas, sociais e emocionais.

Sala 3–4 anos

Objetivo: consolidar rotinas e aprendizagens básicas.

Linguagem (contar histórias, rimas); noções de cores, formas, tamanhos e quantidades; motricidade global (percursos, danças, jogos); assembleias de grupo e regras simples de cooperação.

Sala 4–5/6 anos

Objetivo: preparar para o 1.º ciclo.

Pré-literacia (letras, sons, escrita do nome); pré-matemática (contagem, sequência, agrupamentos); projetos de ambiente/ciência/cultura; expressão artística; autonomia, responsabilidade e gestão de conflitos.

Articulação Creche ↔ Pré-Escolar

Objetivo: continuidade educativa.

Transição acompanhada entre salas; partilha de informação pedagógica; rotinas e expectativas coerentes; envolvimento das famílias; projetos comuns que reforçam identidade e pertença.